Compartilhar é viver…
No texto exposiçao X localizaçao, Eric Messa destaca a ideia de que vivemos em uma época em que todos querem de um jeito ou de outro “aparecer”. Esse fato teve inicio na televisao , com os chamados “reality shows” e hoje em dia, a vontade de ser reconhecido e visto acabou sendo incorporado pelos meio de comunicacao, aonde as pessoas disponibilizavam dados e deixam a mostra todo tipo de informacoes em suas redes sociais.
O recurso de geolocalizacao é o exemplo que melhor explica essa vontade de tornar pública informacoes privadas, é um tipo de aplicativo, aonde voce compartilha com amigos conhecidos a sua localizacao no globo terrestre.. No Foursquare por exemplo voce mostra o exato momento em que voce entra em um restaurante, bar ou até mesmo em uma balada, há também outros aplicativos como o Google Latitude, que permite encontrar amigos e visualizar sua localizacao atraves dos mapas Google.
O aplicativo Neer, trabalha nessa mesma area, e sua idéia é usar o compartilhamento de localização com objetivos práticos, como ver quais de seus amigos está por perto para almoçar, saber se sua esposa já saiu do trabalho etc. E assim como as demais formas de geolocalizacao, é um serviço para ser utilizado apenas com um círculo social restrito.
Mas como sempre há quem duvide que esse tipo de inovacao pode ser benéfica, para esses chega a ser invasao de privacidade e também nao é uma forma segura de compartilhamento.